No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Instituto Interagir destaca a necessidade de mais informação e menos preconceito
O dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e promover a inclusão e aceitação das pessoas com TEA na sociedade.
O tema de campanha deste ano é “mais informação, menos preconceito”, o que destaca a necessidade de combater o estigma e os estereótipos associados ao TEA e promover uma maior compreensão e aceitação das pessoas com autismo.
“Essa data é muito importante, pois é um momento em que essa temática ganha ainda mais atenção e, com isso, podemos promover mais informações e conhecimentos acerca do assunto para contribuir com a sociedade”, afirma Camila Citron, psicóloga comportamental, neuropsicóloga e fundadora do Instituto Interagir.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta a comunicação, interação social, comportamentos e interesses. Embora os sintomas possam ser identificados cedo na infância, muitas vezes o diagnóstico é feito tardiamente, o que pode afetar a qualidade de vida do indivíduo.
O TEA é caracterizado por uma ampla gama de sintomas, que variam de pessoa para pessoa, tornando cada caso único. As características comuns incluem dificuldades na comunicação social e interação, interesses e comportamentos restritos, hipo ou hipersensibilidade sensorial, ansiedade e dificuldades motoras.
Diante disso, o diagnóstico do TEA é baseado na observação clínica de comportamentos específicos, muitas vezes realizados por profissionais de saúde treinados, como neurologistas ou psiquiatras. Embora não haja cura para o TEA, intervenções e tratamentos precoces podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.
“O Instituto Interagir conta com uma equipe multiprofissional e oferece as principais terapias indicadas para o Transtorno do Espectro do Autismo, além de promover eventos e diversas atividades, ampliando a saúde e bem-estar dos pacientes e de suas famílias”, complementa Citron.
Essas intervenções podem incluir terapia comportamental (ABA e Estratégias Naturalistas), treinamento de habilidades sociais, terapia ocupacional e integração sensorial, fonoaudiologia, psicopedagogia, musicoterapia, nutrição, entre diversas outras.
O Instituto Interagir está preparando eventos para o mês de abril em prol do Abril Azul (Mês de Conscientização do Autismo), e convida todos acompanha-los nas redes sociais para ficarem por dentro das atividades.
“A conscientização sobre o TEA é fundamental para que as pessoas com autismo tenham acesso a tratamentos e serviços adequados, e possam viver com dignidade e inclusão na sociedade. E essa é a nossa missão!”, finaliza Camila Citron.
Redes sociais: @institutointeragirbr
Posts Relacionados
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Instituto Interagir destaca a necessidade de mais informação e menos preconceito
O dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A...